terça-feira, 13 de novembro de 2018

Achado Arqueológico em Lisboa - "Cemitério Medieval"

Escavações arqueológicas de necrópole medieval em Lisboa . CML
No passado dia 26 de junho de 2018, uma equipa de arqueólogos que pretendia fazer o registo e diagnóstico arqueológico de uma área antes da instalação de ecopontos, procedeu a uma investigação na freguesia de Santa Maria Maior. Nesta prospeção foi encontrado um cemitério medieval, com pelo menos vinte corpos, no entanto é muito provável que sejam encontrados mais.
Durante as escavações, a equipa descobriu que o cemitério estava possivelmente associado a uma ermida que pertencia aos marqueses de Cascais. A necrópole é totalmente cristã, uma vez que todos os corpos foram enterrados com “a cabeça para oeste e os pés para este, para quando se levantarem irem em direção a nascente”. 
Após analisarem os corpos, chegaram à conclusão que dos enterramentos levantados, “metade são homens, restantes são mulheres, todos adultos, exceto uma criança” e que o corpo da criança “é o único enterramento com evidência de alguma patologia mais grave”.
Por fim, uma investigadora afirmou que “à partida [os corpos] serão de gente do povo, com menos meios, porque estavam enterrados só em terra”, acrescentando que “só um indivíduo é que tinha uma moeda na mão, o que não é de estranhar na época medieval. “Permitia possivelmente pagar a viagem para o outro lado”.
.
Fonte: Jornal online Observador - Agência Lusa 
Trabalho:Ana Beatriz F. Vilarinho - 12º E

Sem comentários:

Publicar um comentário

Os comentários estão sujeitos a moderação.