sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Dia do Armistício

Este blogue está a assinalar...
.
O Dia do Armistício
Próximo Dia do Armistício 11 de Novembro de 2018 (Domingo)
Tropas portuguesas despedem-se de familiares antes de partir para a Grande Guerra
Dia do Armistício é celebrado a 11 de novembro
Foi a 11 de novembro (o mês número 11 do calendário) de 1918, às 11 horas, que se assinou o acordo de paz entre os Aliados e a Alemanha, num vagão-restaurante, na floresta de Compiègne, colocando-se oficialmente um ponto final na Primeira Guerra Mundial, iniciada quatro anos antes.
Este dia 11 de novembro tornou-se desde então um dia de lembrança em homenagem aos soldados e sobreviventes da Grande Guerra.
Em muitas partes do mundo fazem-se dois minutos de silêncio às 11 horas da manhã locais. O primeiro minuto é para homenagear as vítimas da Guerra (cerca de 20 milhões de pessoas entre mortos e inválidos) e o segundo para homenagear os sobreviventes deste conflito mundial.
Portugal participou da Primeira Guerra auxiliando os batalhões britânicos estacionados na Bélgica e também na África, enviando tropas para combater em Angola e Moçambique.
O Dia do Armistício é feriado nacional em França, país onde faleceram cerca de 1.400.000 pessoas na Primeira Guerra Mundial. Na Bélgica também se comemora a data como um feriado nacional.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Os comentários estão sujeitos a moderação.