quarta-feira, 27 de março de 2019

Paisagem cultural de Sintra

Palácio da Pena - Sintra
Sintra, a primeira "paisagem cultural" a ser inscrita como Património Mundial, foi conhecida na antiguidade por "Serra da Lua", porque aí se realizavam rituais pré-históricos que homenageavam a Natureza. 
Nesta paisagem, de inesgotável beleza natural, foram construídos o Palácio Real, dos séculos XIII-XVI e o Palácio da Pena, do século XIX- o primeiro foco da arquitetura romântica europeia.
Em Sintra, o monarca Fernando II transformou as ruínas de um mosteiro em castelo, onde a nova sensibilidade se exprimiu pela utilização de elementos góticos, egípcios, islâmicos e da Renascença. Promoveu ainda a criação de um parque que harmoniza espécies locais e exóticas.
Outras residências de prestígio foram construídas segundo o mesmo modelo na serra e fizeram deste local um exemplo único de parques e jardins que influenciou diversas paisagens na Europa.
A imponência de serra e, ao mesmo tempo, a sua amenidade, fazem de Sintra um lugar único no qual o "espírito da terra" e o sagrado sempre se manifestaram de um modo privilegiado.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Os comentários estão sujeitos a moderação.