24 março 2020

Epidemias e Pandemias ao longo da História

Epidemias e Pandemias ao longo da História 

Um post da professora de História: Lourdes Nogueira

A Peste Bubónica na Europa no séc. XIV

Doentes de peste bubónica
A peste bubónica é uma doença causada por uma bactéria presente em ratos pretos. Pulgas que morderam os ratos, ao entrar em contacto com os humanos, transmitem a doença, que causa febre, dores de cabeça, vómitos e um inchaço enorme dos gânglios linfáticos, além de manchas pretas ao redor da pele.
Proteção usada pelos médicos para evitar o contágio 

A doença espalhou-se por toda a Europa e estima-se que ela tenha matado mais de 50 milhões de pessoas entre 1343 e 1353. A falta de higiene, saneamento e, especialmente, o atraso da medicina na Europa, dificultou a contenção da Peste Negra, nome pelo qual ficou conhecida a peste bubónica. 
A peste bubónica é espalhada de pessoa para pessoa através do ar, bem como mordidas de pulgas ou ratos. Hoje, a estirpe é tratável com antibióticos.

A Peste bubónica no Porto em 1899
– Estabelecimento de Cerca Sanitária na cidade

Cerca sanitária à cidade do Porto em 1899
Foi há 120 anos, precisamente no Verão de 1899, que deflagrou um surto de peste bubónica no Porto, que causou várias mortes e obrigou as autoridades a declarar um cordão sanitário em volta da cidade, para impedir a propagação da síndrome pestífera, identificada como o bacilo de Yersin, que foi localizado em algumas das pessoas mortas e em ratos e gatos putrefactos na zona da Ribeira, mas que ficou, graças às fortes medidas sanitárias empreendidas, restringida à cidade do Porto.

Todavia, apesar desse cordão sanitário e outras medidas urgentes, de higiene e de saúde, implementadas em certas zonas da cidade e junto dos seus habitantes, essa endemia vitimou algumas dezenas de portuenses e alastrou a outras zonas altas da cidade, como a Rua de Santa Catarina.

Gripe Espanhola

Armazém convertido em hospital para acolher os infetados
Especialistas dizem que o coronavírus pode ser a maior epidemia da história desde a Gripe Espanhola. No entanto, o que foi essa pandemia?
A gripe espanhola foi uma variação do vírus Influenza (geralmente associado às gripes recorrentes e ao H1N1). A origem da mutação do vírus da gripe é desconhecida. Os casos tiveram início de 1917 e, desde então, ela colocou-se como uma das doenças mais resistentes de todos os tempos. A letalidade da gripe variou entre 6% a 8% durante o surto que durou de 1918 a finais de 1920).
Com estimativa entre 17 e 100 milhões de mortos ao redor de todo o mundo, a Gripe Espanhola infectou 27% da população mundial.

Varíola


A Varíola é uma doença que assolou a humanidade por muito tempo. Registos mostram que o faraó egípcio Ramsés II morreu da doença. A smallpox está erradicada no planeta desde 1980 graças a uma grande campanha de vacinação, mas entre 1896 e a sua erradicação, cerca de 300 milhões de pessoas morreram graças ao vírus.

Edward Jenner descobriu a vacina da varíola em 1796, a primeira vacina de todos os tempos. Apesar disso, a capacidade de vacinação global da doença, que tinha taxa de mortalidade de 30%, manteve-se na humanidade até aos anos 80. Transmitida por via aérea, a doença causa uma série de verrugas cheias de pus no corpo do infectado.

Tifo

O medo da febre tifoide nos Estados Unidos no início do século passado
 multiplicou as medidas de controle para os recém-chegados
Foto: Getty Images / BBC News Brasil
O surto de Tifo matou mais de 3 milhões de pessoas entre 1918 e 1922. As condições pós Primeira Guerra deixadas na Europa criaram um ambiente de miséria altamente propício para o desenvolvimento de doenças. Uma precária rede de saneamento e deteção acabou espalhando ratos por todo o continente, especialmente na Rússia.
O Tifo tem uma origem semelhante à da Peste Bubónica. A sua transmissão é justamente originada de pulgas que morderam ratos infectados. Os sintomas da doença são dor de cabeça e nas articulações, febre alta, delírios e erupções cutâneas hemorrágicas.

Cólera

A cólera é uma doença que ainda não foi erradicada e matou entre 1817 e 1824 milhares de pessoas ao redor do mundo todo. Acredita-se que essa tenha sido, de facto, a primeira epidemia que alcançou todos os continentes, ao contrário da Peste Negra, que se manteve na Eurásia e Norte da África.
O vírus da cólera provoca diarreia intensa e o portador da doença pode acabar morrendo por desidratação.
O seu contágio é similar ao de poliomielite: água e alimentos infectados pelo vírus são a principal maneira de infecção. Segundo a OMS, 100 a 120 mil pessoas morrem todos os anos devido à doença, que poderia ser erradicada com vacinação e saneamento básico universal.

Tuberculose

A doença que ataca o sistema respiratório acometeu e matou milhões de pessoas em todo o mundo.
Causado por uma bactéria – bacilo de Koch -, a tuberculose só conseguiu ser eficientemente tratada pela penicilina, antibiótico descoberto por Alexandre Fleming. Hoje, a doença é considerada controlada, mas ainda afeta regiões mais pobres do planeta e especialmente portadores de HIV.

Conselhos para evitar o contágio


Recolha feita em fontes diversas
Informação adaptada
março de 2020
Professora de História: Lourdes Nogueira

FIQUEM EM CASA!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos a moderação.